Água de Coco - Propriedades Nutricionais
Além de ser um produto natural e praticamente livre de contaminações, a água-de-coco vem ganhando espaço no mercado como uma bebida de vasto potencial comercial, por também possuir baixo teor calórico, considerável valor nutricional e apresentar aroma e sabor suaves.
Quanto às características nutricionais, a água-de-coco apresenta aproximadamente 20 calorias/100 ml, e é composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais, vitaminas.
MINERAIS
Os principais minerais encontrados nesta bebida são o sódio e o potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre.
VITAMINAS
A água-de-coco contém vitaminas do complexo B e pode ser considerada boa fonte de vitamina C quando o coco ainda está verde.
É importante destacar que a composição deste produto pode variar bastante de acordo o processo de maturação do fruto e com a composição do solo onde o coqueiro é cultivado.
A água de coco é considerada um importante repositor de eletrólitos, sendo utilizada como bebida uma capaz de combater a desidratação, tanto após a prática de atividade física, quanto em quadros de diarréia.
VANTAGENS DA ÁGUA-DE-COCO EM RELAÇÃO A OUTRAS BEBIDAS UTILIZADAS POR ATLETAS:
É natural
É suficientemente adocicada
Não causa náuseas
Não causa sensação de desconforto gástrico
Ainda podem ser destacados seu poder antioxidante e sua capacidade diurética. Porém, mesmo não havendo indicação de consumo diário de água-de-coco, em alguns casos especiais (como diabetes, hipertensão e doença renal) seu consumo deve ser controlado devido ao seu conteúdo de sódio e potássio, e açúcares.
Vale ressaltar que somente a água do coco contém baixas calorias. O leite ou a polpa da fruta (parte branca interna) detém alto teor calórico. Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 calorias.
A água de coco tem a grande vantagem de ser uma bebida nutritiva, leve e que contribui para manter a hidratação corporal nos dias quentes. Lembrando que, apesar de ter baixo valor calórico, esta bebida fornece energia, portanto deve-se ter cuidado com o consumo exagerado.
Fonte: www.nutricaoclinica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...