Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adaptalção às temperaturas baixas


Fique atento à prática esportiva no frio!

Nosso corpo tem maior dificuldade de adaptação às temperaturas baixas. As atividades orgânicas nos músculos estão aumentadas e os vasos sanguíneos superficiais ficam mais estreitos. Esses e outros ajustes acontecem para que o organismo não perca calor por meio da pele. Reações como ereção dos pêlos e os tremores são outros mecanismos protetores contra o frio. A temperatura corporal inferior à 35°C já é sinal de hipotermia e leva a graves danos à saúde.
Aparentemente, há menor produção de suor, mas a perda de água pela transpiração continua ocorrendo bem como pela respiração e pela urina. A falta de água no organismo afeta a produção de calor e facilita a ocorrência da fadiga mais precocemente. Desta forma, é preciso ficar atento ao risco de desidratação.
Atividades físicas e esportes praticados em ambientes externos durante a época fria aumentam o grau de esfriamento quando há influência do vento e do vestuário molhado. A roupa molhada do esportista aumenta a sensação de frio e pode levar em média à queda da temperatura corporal em até 3°C. Levando-se em conta estes fatores, a tecnologia de desenvolvimento de roupas esportivas procura formas de manter o corpo mais seco utilizando tecidos com capacidade de absorver e dissipar o suor além de proteções contra o vento principalmente na região torácica.
Durante uma sessão de treino, procure aumentar a intensidade aos poucos para que a sua adaptação seja menos dramática e, é claro, não se exercite desprotegido do frio muito menos quando não se sentir bem para isso. Fique atento quando a temperatura ambiental estiver igual ou inferior à 24°C. A análise ambiental é importante para o planejamento de sua rotina de exercícios e para a manutenção da sua saúde.

Fonte :Dr Gilbert Bang, médico fisiatra do Einstein http://www.einstein.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...