Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

domingo, 20 de maio de 2012

Fortalecendo os ossos

Os benefícios dos alimentos funcionais
5/2/2012

Eles fortalecem os ossos e, de quebra, trazem outros benefícios para a saúde.

Escolher o que você põe no prato pode, sim, ser uma boa saída para prevenir a perda da densidade óssea. “O segredo está em optar por alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D”, diz o médico nutrólogo Abib Maldaun Neto, membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia (Ambo). É dele a “listinha de compras” que garante ossos fortes para você. Anote!

Leite: É uma importante fonte de cálcio, mineral essencial para a formação, manutenção e integridade da estrutura óssea. “A versão integral ainda fornece energia para as atividades do dia a dia e boa quantidade de vitamina A, que ajuda no crescimento das crianças e atua contra infecções”, diz Abib Neto. os que são enriquecidos com vitamina D contribuem para a absorção de cálcio pelo organismo.

Ervilha: É rica em fósforo, cuja carência aumenta o risco de fratura e de musculatura atrofiada”, diz o nutrólogo. A leguminosa ainda é fonte de sais minerais, como cálcio, ferro e potássio, que controlam os impulsos nervosos, e vitaminas A e C, que são importantes para a visão e a cicatrização, respectivamente.

Peixe: O salmão e o atum, principalmente, são ricos em vitamina D, que é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos, o que ajuda na prevenção de osteopenia e osteoporose. O nutriente também é vital para regular a pressão arterial, controlar o peso e manter o sistema nervoso nos “trilhos”.

Brócolis: Também têm boas quantidades de cálcio, que é importante para a boa saúde do esqueleto. Além disso, contam com selênio, um antioxidante que protege as células dos radicais livres, e ácido fólico, que é importante especialmente para as grávidas, que faz parte da formação da estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê.
Fonte: Osteoclube
Data de Atualização: 5/2/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...