Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

sábado, 1 de setembro de 2012

Exercícios e prazer: tudo a ver









Você é uma pessoa sedentária, daquelas que nunca faz um esforço físico, anda de carro e não dispensa um elevador? Então você deve ter recebido do médico, pelo menos uma vez, o conselho de começar a se mexer. Se você tem osteoporose, então, é certo que junto com o conselho o médico alertou para os benefícios que a atividade física pode trazer para os seus ossos. Nem assim você se animou? Então, que tal ter sensação de prazer cinco dias por semana?


É isso mesmo. Prazer e bem-estar são sensações que a atividade física provoca porque aumenta a produção de endorfina. “As atividades aeróbicas estimulam a produção de endorfina que atua sobre a região do cérebro responsável pela sensação de bem-estar”, explica o médico Jomar Souza, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Não um volume definido de atividade a partir do qual a sensação de prazer começa a surgir. As recomendações gerais são para exercícios aeróbicos 30 minutos por dia, cinco dias por semana e para exercícios resistidos, como a musculação ou pilates, por exemplo, duas vezes por semana. “A pessoa normalmente passará a ter sensação de bem-estar após um ou dois meses de exercícios regulares”, informa Souza.


Experimentar essa sensação, que perdura após o término da atividade, pode ser um estímulo para quem precisa fazer exercícios, mas não tem o hábito. Mas fique sabendo que manter o corpo ativo também mexe com outros hormônios. uma redução nos níveis de corticóides que são produzidos pelas glândulas supra-renais e que interferem negativamente sobre a massa óssea e a massa muscular. A cortisona dificulta a reconstrução óssea e por isso é sempre bom que seus níveis no organismo sejam reduzidos. “Também um estímulo em relação ao hormônio de crescimento, que o organismo continua produzindo mesmo na fase adulta, e que pode colaborar para a construção do tecido muscular do paciente idoso”, explica o especialista.

Por causa desse conjunto de alterações hormonais é que acontece de uma pessoa sair do trabalho cansada e, depois de fazer uma atividade física, notar que está relaxada e que a sensação é de estar descansada. Souza tranquiliza quem tem medo de se “viciar” em exercícios, por causa da sensação prazerosa que eles provocam. “Esse vício, chamado de vigorexia, é um distúrbio de ordem psicológica provocado por outros fatores e para seu tratamento o paciente precisa de suporte psicoterapêutico”, afirma o presidente eleito da SBME.
Fonte: Osteoclube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...