Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Exercitar-se para fortalecer os ossos

Atividade física em grupo tem mais vantagens




Quando uma pessoa é diagnosticada com osteoporose uma das primeiras recomendações dadas pelo médico é de que ela tem de começar a fazer algum tipo de atividade física. Exercitar-se e fortalecer os músculos ajuda a dar maior sustentação aos ossos. Nem sempre, porém, o conselho é fácil de ser seguido, principalmente por quem tem uma vida sedentária ou se encontra em idade avançada.



Uma forma de procurar se motivar para entrar no ritmo é buscar programas de atividades físicas voltados para a terceira idade ou direcionados a necessidades especiais”, avalia Esther Pinto, educadora física do Diabest, centro de educação em obesidade do Rio de Janeiro.

A atividade em grupos de pessoas da mesma faixa etária tem a vantagem de permitir a socialização e a troca de experiências, o que pode facilitar a adesão não só à própria atividade física como ao tratamento como um todo.


Esther vê ainda vantagens na participação em grupos porque isso significa ter um educador físico presente para orientar a correta execução dos movimentos. “Um movimento praticado de forma errada pode trazer prejuízos em vez de benefícios, causar dores e levar ao efeito contrário do desejado, diminuindo a motivação do praticante de continuar se exercitando”, avalia a especialista.


Segundo ela, diversas academias já oferecem horários específicos para a terceira idade e outras contam com preparadores especializados em determinadas patologias.


“Mesmo havendo essa especialização, é fundamental que o portador de osteoporose obtenha um laudo de seu médico detalhando suas condições e suas possibilidades”, aconselha a educadora física. Além disso, ela lembra que antes de iniciar um programa de exercícios em uma instituição, é necessário passar por uma avaliação física que vai estabelecer os limites que poderão ser atingidos em cada tipo de atividade.


Entrevista com a educadora física Esther Pinto, do Diabest
Fonte: Osteoclube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...