Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

domingo, 24 de agosto de 2014

CORRIDA “o antídoto para a depressão”.



A depressão ou transtorno depressivo, é caracterizado como um tipo de transtorno do humor e como o próprio nome sugere, afeta o humor. Faz com que a pessoa fique apática, sem energia e motivação para realizar atividades do seu dia-a-dia.


Entendendo o  processo fisiológico -

O corpo em movimento fica em estado de excitação
O metabolismo cardiovascular é ativado
Alterações endócrinas no cérebro, alterações hormonais e mudanças fisiológicas

Todas essas mudanças favorecem alterações positivas no nosso humor, e nesse processo liberamos endorfina. Quando estamos praticando um exercício físico, no caso a CORRIDA, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Toda e qualquer atividade física provoca a liberação de endorfina, entretanto, a corrida, um exercício aeróbico, promove a sensação de bem estar com mais intensidade, trazendo energia e mais disposição a quem pratica.

Pode parecer controverso dizer que a corrida, algo que sabemos que vai demandar um desgaste calórico e consequentemente de energia, vai nos proporcionar exatamente, mais energia e ânimo. Quando realizamos uma hora de corrida ou de outro tipo de exercício aeróbico, ocorrerá mesmo uma redução temporária da energia, bem como, uma redução da tensão. Mas, após a recuperação do treino, ocorrerá um ressurgimento da energia. Depois da atividade, é comum que a pessoa sinta-se cansada, com menos energia, mas por um efeito de adaptação do seu próprio organismo. Mas após um tempo de recuperação, a pessoa sente-se com mais energia e mais resistente, sendo fortemente impulsionada para a ação.

Dessa forma, a endorfina fará com que a pessoa, após o exercício, fique mais relaxada e tranquila, deixando o humor cada vez mais estável para aquelas pessoas que praticam atividade física de forma regular. O mais importante, afasta do praticante o desânimo e a apatia, característicos da depressão.

Porém, deve-se ressaltar que não é conveniente que a pessoa diagnosticada com depressão abandone o tratamento (seja psicoterapia, com psiquiatra ou ambos) limitando-se apenas à prática da corrida. O mais adequado é que ela utilize a corrida e todo seu beneficio, para potencializar os resultados obtidos com os tratamentos convencionais.


Raísa é Psicóloga do Esporte portadora do CRP 06/109459 - com adaptações -

2 comentários:

  1. amei essa postagem amiga...vou aderir...e já compartilhei no meu google+ e no meu blog de ed. física para meus leitores possam conhecer seu blog maravilhoso repleto de excelentes informações....bjos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida que bom que está gostando!! Vamos compartilhar saúde !!bjus

    ResponderExcluir

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...