Prancha, agachamento e ponte para fortalecer o músculo abdominal
PRANCHA FRONTAL
As pranchas são ótimos exercícios, pois deve se manter seus músculos abdominais contraídos durante a execução do exercício.
Além dos músculos abdominais mais superficiais, como reto abdominal e oblíquos, as pranchas ativam também músculos mais profundos, como o transverso do abdômen, e os músculos da coluna responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar e assim prevenir lesões.
Deve se manter o corpo alinhado durante o exercício Sustente de forma equilibrada e correta o quadril e lembre-se de contrair o abdômen o tempo todo.
AGACHAMENTO COMUM
O agachamento tem como objetivo o fortalecimento dos glúteos e da musculatura extensora da coxa, entretanto, como ao realizar o movimento tem-se uma flexão no quadril junto à flexão do joelho, e para manter a coluna em uma posição neutra é necessário que o abdômen esteja firme e bem fortalecido.
Evite deixar que o seu joelho ultrapasse a linha das pontas dos pés. Se realizar com a barra nos membros superiores, cuidado com a carga para não sobrecarregar demais a coluna.
PONTE
No exercício de ponte, o tronco fica instável e se faz necessária a contração dos músculos abdominais, que são responsáveis por manter estável a coluna e o quadril.
Durante os exercícios como as pranchas frontal e lateral, a respiração deve ser calma, com inspiração pelo nariz e expiração pela boca.
Siga sempre orientação de um profissional de Educação Física e respeite o seu limite realizando com um esforço moderado até alcançar um nível de intensidade maior.