Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2018

OCORRÊNCIA DE LESÕES


OCORRÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DE LESÕES ENTRE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
O conhecimento da ocorrência de lesões musculoesqueléticas em atividades que se tornam cada dia mais populares, como a musculação, é de grande importância para que possíveis medidas preventivas sejam realizadas com maior efetividade.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Maringá  analisou 45 indivíduos de 37 a 51 anos de idade de ambos os sexos. Foi observado que num período de 8 meses cerca de 44% dos praticantes haviam se lesionado.
Em estudo semelhante, Oliva et al. (1998) identificaram que 36% dos praticantes lesionados abandonaram  as atividades por vários meses. Dados semelhantes foram evidenciados em outros estudos em relação à elevada ocorrência de lesões com a prática de musculação ( ROMBALDIet al., 2014).
De acordo com Faigenbaum e Myer (2009), tal fato se explica pela realização incorreta de exercícios, progressão incorreta das cargas de treinamento e pela falta de acompanhamento de um profissional qualificado.
Na maior parte das vezes nós profissionais estamos atentos aos resultados dos exercícios que são prescritos, a forma correta de executar, e não  quanto as questões ligadas as articulações de quem pratica, passando quase que despercebido algum sinal de que algo possa estar errado, podendo causar alguma lesão.  Estudos apontam o joelho  e ombro com maior incidência de lesões, seguido de antebraço, cotovelo, tórax, região cervical, coxa anterior, braço e panturrilha.
A partir desses resultados , nota-se que a percepção de lesões osteomusculares por praticantes de atividade física não é raro de acontecer.
Não obstante a dimensão do problema, grande parte dos alunos, cerca de  48%, acreditam que tais lesões estão relacionadas aos exercícios realizados na academia.  Portanto cabe a nós profissionais da área alertar sobre a importância de se praticar atividade física com segurança a fim de alcançar um nível de treinamento satisfatório e com qualidade.

Pratique musculação como forma de prevenção e fortalecimento. Busque a saúde em 1º lugar e fique longe dessas pesquisas que evidenciam mais a performance e competição, DO QUE SUA SAÚDE!
Como você quer envelhecer?
Caminhando, realizando suas atividades do dia a dia, tais como, compras no mercado, subindo escadas, com suas habilidades motoras preservadas, e com capacidade de locomoção que promova a sua total liberdade física e mental.

Pratique saúde!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...