Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

domingo, 9 de dezembro de 2012

Alongamentos devem ser feitos diariamente

O alongamento deve ser feito antes, durante e depois da malhação,  em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que se passe muito tempo na frente do computador. Alongar é fundamental para evitar atrofia da musculatura e desenvolvimento de Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
Segundo a fisioterapeuta Maria Cristina Schneider essa mudança ocorreu em função da alteração de paradigmas na prática de exercícios físicos. "Antes, havia muita preocupação com a estética e, em função disso, abria-se mão de questões fundamentais para a saúde, como a postura. Infelizmente, ainda é possível ver pessoas que não conseguem caminhar retas, mas exibem músculos salientes e definidos. Esse, definitivamente, não é um bom resultado".
O alongamento, quando realizado como um movimento consciente, desperta no corpo a relação entre as partes e o todo. Mas sem treino, esforço e concentração a prática pode ser mais complicada.

 "A consciência corporal elimina o risco de lesão ou de um dano futuro", diz a profissional.

Todo o grupo de alongamentos antes realizados rigidamente como condição para a prática de exercícios continua valendo e ainda consta como ritual das aulas coletivas. 
"Se você está atento, percebe o exato momento em que a dor surge e para. Não é agradável sentir dor, então por que não parar? Das duas uma, ou a pessoa está tão obstinado a alcançar um determinado resultado ou não está prestando atenção no que está acontecendo".

Segundo a profissional, em nenhum dos casos da prática de exercício é recomendada e o próprio alongamento pode perder sua utilidade se só metade da pessoa está ali. 


TÃO IMPORTANTE QUANTO O AQUECIMENTO, O ALONGAMENTO DEVE SE FEITO APÓS O EXERCÍCIO PARA SE ALCANÇAR MELHOR RESULTADO NO SEU TREINO.
ALONGAR ANTES DE DORMIR E AO ACORDAR DEVE SER UMA PRÁTICA DIÁRIA.


Fonte:Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...