Fazer exercícios é tão importante quanto o alongamento, então, inclua no seu dia alguns exercícios simples que vão aliviar dores e ao mesmo fortalecer a coluna.
Preste atenção na sua postura durante o seu dia, como você se posiciona no trabalho, manter sempre a coluna reta e o abdomen contraído para evitar um desconforto na coluna. Esses exercícios fortelecem a musculatura das costas, promovendo alívio da dor e uma melhora da postura.
MIRNA CHRISTINA: Alongamento na Fitball: 1 . Inicial Se as pernas estão pesadas, as costas doloridas, os ombros tensos, aceite o nosso convite: solte o corpo na bola. Macia e lúd...
Vocêéumapessoasedentária, daquelasquenuncafaz um esforçofísico, sóanda de carro e nãodispensa um elevador? Entãovocêjádeveterrecebido do médico, pelomenosumavez, o conselho de começar a se mexer. Se vocêtemosteoporose, então, écertoquejunto com o conselho o médicojáalertouparaosbenefíciosque a atividadefísicapodetrazerparaosseusossos. Nemassimvocê se animou? Então, quetaltersensação de prazercincodiasporsemana?
Éissomesmo. Prazer e bem-estarsãosensaçõesque a atividadefísicaprovocaporqueaumenta a produção de endorfina. “As atividadesaeróbicasestimulam a produção de endorfinaqueatuasobre a região do cérebroresponsávelpelasensação de bem-estar”, explica o médicoJomar Souza, presidenteeleitodaSociedadeBrasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Nãohá um volume definido de atividade a partir do qual a sensação de prazercomeça a surgir. As recomendaçõesgeraissãoparaexercíciosaeróbicos 30 minutospordia, cincodiasporsemana e paraexercíciosresistidos, como a musculaçãooupilates, porexemplo, duasvezesporsemana. “A pessoanormalmentepassará a tersensação de bem-estarapós um oudoismeses de exercícios regulares”, informa Souza.
Experimentaressasensação, queperduraapós o términodaatividade, podeser um estímuloparaquemprecisafazerexercícios, masnãotem o hábito. Masfiquesabendoquemanter o corpoativotambémmexe com outroshormônios. Háumaredução nos níveis de corticóidesquesãoproduzidospelas glândulas supra-renais e queinterferemnegativamentesobre a massaóssea e a massa muscular. A cortisonadificulta a reconstruçãoóssea e porissoésemprebomqueseusníveis no organismosejamreduzidos. “Tambémhá um estímulo em relaçãoaohormônio de crescimento, que o organismo continua produzindomesmonafaseadulta, e quepodecolaborarpara a construção do tecido muscular do paciente idoso”, explica o especialista.
Porcausadesseconjunto de alteraçõeshormonaiséqueacontece de umapessoasair do trabalhocansada e, depois de fazerumaatividadefísica, notarqueestárelaxada e que a sensaçãoé de estardescansada. Souza tranquilizaquemtemmedo de se “viciar” em exercícios, porcausadasensaçãoprazerosaqueelesprovocam. “Essevício, chamado de vigorexia, é um distúrbio de ordempsicológicaprovocadoporoutrosfatores e paraseutratamento o pacienteprecisa de suporte psicoterapêutico”, afirma o presidenteeleitodaSBME. Fonte: Osteoclube
Nósquemoramos no Brasil, um país tropical e cheio de sol, acreditávamosqueporaquitodosestariam com a vitamina D completamente normal, ouaté“esbanjando”. Para surpresageral, algunsestudosrealizados em váriaspartes do país (Recife, São Paulo, interior de São Paulo e sul do Brasil) mostraramquegrandepartedapopulaçãosofre com a suafalta. Tal carênciatemsido vista em homens e mulheres de todas as idades e crianças, sejambrancasounegras.
Nos EstadosUnidos, o problemapodeseratémais grave do que no Brasilporcausa do invernorigoroso. Com essaconstataçãodabaixaquantidade de vitamina D nascrianças, a Sociedade Americana de Pediatria, preocupada com as consequênciasdafalta de vitamina D nafase de crescimento e formação dos ossos, recomendouque se desse o dobroda dose atéentãoprescritapara as crianças. O mesmo se deu em relaçãoaosmédicosclínicos, quetambémaumentaram a quantidadeindicadaparaosadultos.
Porqueprecisamos de vitamina D?
A açãomaisevidente e maisconhecidadavitamina D ésobreosossos. Essavitaminapermite a absorção do cálcioquefoiingeridocomoalimentoousuplemento. Quandonãotemos a vitamina D em quantidadesuficiente, o cálcionãoéabsorvido. Nossocorpoentendequenãohouveingesta e, paramanter a quantidade de cálciocirculando no sangue, acabadestruindo o esqueletoparaliberar o cálcioqueficaarmazenadonele. Nos adultosessafaltapodelevaraoaparecimentodaosteopenia e osteoporose. Nascrianças, o cálcionão se deposita de forma adequada nos ossos, queficamfrágeis e deformadospelo peso do corpo, doençaconhecidacomoraquitismo.
A vitamina D interfere naregulaçãodaimunidade e no sistema neuromuscular. Elaétãoimportanteparanossocorpoqueéproduzidaporeleapósumaexposiçãomínimadapeleaosol.
Algunsestudostêmligado a falta de vitamina D ao câncer de mama, de cólon e de próstata, a problemascardíacos, depressão, ganho de peso e outrasdoenças. Aindasãonecessáriosmaisestudosparaconfirmar o efeitodessasuplementaçãonaprevenção de todasessasdoenças.
Como obter a vitamina D necessária?
Trintaminutos de exposiçãoaosol em braços, pernasoucostas, semprotetor solar, porpelomenosduasvezesporsemana em geralé o suficienteparaconseguirtoda a vitamina D necessária. No entanto, muitosolpodeexpor a peleao câncer causadopeloexcesso de radiaçãoporraiosultravioleta. Porestarazão, osdermatologistaspreferem o uso de suplementos de vitamina D. Além do risco de câncer de peleaumentar, existe o envelhecimentomaisprecocedapele, alémdapresença de manchas, incomodandobastanteumagrandeparceladasmulheres e homens.
A vitamina D podeserencontradatambém em algunsalimentos. Masésurpreendentecomosãopoucosaquelesricosnestavitamina. Realmente, a melhorfonte de vitamina D acabasendo a pele, e não a boca.
Osalimentosquemaiscontêmvitamina D de forma natural são: salmão, peixecavala e cogumelosexpostosaosol. Outrasfontesmenosricas em vitamina D são: óleo de fígado de bacalhau, atum em lata, sardinhas em lata, leites e iogurtesenriquecidos com vitamina D, algunsqueijos, fígado de boiou de vitela e gema dos ovos.
Éporestarazãoqueexisteumagrandepreocupação em enriqueceralimentos com vitamina D, parasuprir a deficiênciapelapoucaexposiçãoaosol.
Em novembro de 2010, ospesquisadores do Instituto de Medicina nos EstadosUnidosmontaram um novo guiadasnecessidades de vitamina D, dependendodaidadedaspessoas:
Algunsestudiososrecomendamquantidadesaindamaiores de suplementaçãoparaquemnão se expõeaosol. Existemevidências de quepessoasobesasnecessitam de maisvitamina D do quepessoasmagras. Mas o fatoimportanteéquetodosprecisamos! Fonte: OSTEOCLUBE