Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

domingo, 21 de dezembro de 2014

Exercícios para tratar a osteoporose

Tratamento da Osteoporose

Tendo em vista que a incidência da doença atinge atualmente por volta de 10 milhões de brasileiros, e segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos no mundo, sofrem com a doença (1). 
A perda menos acentuada de massa óssea é caracterizada como “osteopenia”, já a perda acentuada (significativa) é caracterizada como “osteoporose”, tornando cada vez mais o osso mais frágil, e com isso proporcionando uma diminuição considerável na resistência a fraturas.

Fatores de risco e fatores agravantes para a Osteoporose

1) Fatores de risco para a osteoporose :
Corpo delgado e pele clara;Raça (ascendência europeia, asiática); História familiar de osteoporose prematura; Menopausa precoce; Amenorreia;Idade avançada; Nulipalidade (não dar a luz); Estilo de vida sedentário; Alto consumo de cigarro e álcool;Uso de corticosteroides.

2) Fatores agravantes para a Osteoporose:
Falta de atividade física;má alimentação;falta de exposição ao sol; baixo peso; uso de corticoides; em mulheres a queda do hormônio (estrogênio) na mais comum na menopausa. 

Alimentação Adequada

Segundo o Ministério da Saúde (1), a alimentação de forma adequada, ou seja, contendo alimentos ricos em cálcio e em vitamina D, é sem dúvidas outra vertente fundamental quando se trata de prevenção e/ou tratamento da osteoporose e outros problemas relacionados à perda de massa óssea.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a ingestão diária de cálcio deve variar em média entre 800mg, podendo ser aumentada em casos específicos de gravidez ou alimentação, ou até mesmo em pessoas com idades acima de cinquenta anos pode ser que necessitem de uma ingestão maior.
Pensando nesses benefícios, disponibilizamos uma lista dos alimentos indicados para prevenção de doenças relacionadas à saúde óssea: Soja, Vegetais (couve-flor, brócolis, couve, espinafre, agrião), Leite e seus derivados, Peixes (sardinha, salmão, atum e truta), Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim), Linhaça e tomate. 

Fundamentação sobre a Musculação no tratamento da osteoporose

Atualmente, fala-se muito no potencial da musculação para o tratamento da osteoporose, e encontramos facilmente na literatura científica diversos estudos que comprovam a eficácia do treino de força para a saúde óssea das pessoas.
Considera-se também que o treino de força pode elevar a liberação de calcitonina (hormônio proteico que atua evitando a perda de cálcio). Portanto, o exercício físico de força quando bem orientado, colabora para manutenção e melhora da massa óssea. Podendo ainda melhorar a força de pessoas já portadoras da doença, o que consecutivamente melhoraria também na redução do número de quedas e, por conseguinte o número de fraturas.
Em um estudo publicado na renomada revista americana Sports Medicine em 2009 (4) sobre exercícios indicados para o tratamento da osteoporose, afirmaram que:
1) Os exercícios resistidos atuam no fortalecimento óssea aumentando sua mineralização por atuar diretamente na matriz colágena;
2) Os melhores exercícios para tanto, respeitando cada estágio da doença, são os saltos e o treinamento resistido por causarem impactos e/ou compressão articular respectivamente;

3) Para pessoas idosas, aconselha-se os exercícios resistidos ao invés dos saltos devido proporcionarem uma maior segurança e menor risco de acidentes;
4) Quanto maior a compressão mecânica mais acentuado são os resultados, e sendo assim, espera-se que o quadril e a coluna sejam as regiões que mais se beneficiam com a prática de exercícios físicos. ]

Conclusão

Além dá alimentação adequada, fica claro que a inserção dos exercícios com pesos de forma habitual e, prescritos de forma periodizada sempre sob orientação de profissionais de Educação Física, principalmente quando já instalada a doença, são importantíssimos no que se refere ao tratamento da osteoporose, agindo na prevenção da perda de massa óssea, podendo gerar além da manutenção, aumento da densidade mineral óssea.
Fonte:
1. Ministério da Saúde. Prevenção à osteoporose deve começar na infância. Disponível em:< http://goo.gl/nFEc7d>. Acessado em: 05.Out.2014.
2. Santarém, J.M. Musculação em todas as idades: Comece a praticar antes o seu médico recomende. Barueri, Manole, 2012.
3. SIMÃO, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. 2008.
4. Guadalupe-Grau, A., Fuentes, T., Guerra, B., & Calbet, J. A. (2009). Exercise and bone mass in adults. Sports Medicine, 39(6), 439-468.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, faça aqui seu comentário...volte sempre, obrigada!...